Nativo da região amazônica, o açaí ganhou muito destaque nos últimos anos, e acabou ficando conhecido como um alimento bastante saudável, porém calórico. Enquanto a ciência tem de fato demonstrado os inúmeros benefícios do açaí para a saúde, a fama de alimento que engorda não é de todo verdadeira.
O açaí é utilizado há décadas pelos povos ribeirinhos da Amazônia, que consomem o fruto com farinha de mandioca e peixe. Muito nutritiva, essa não é no entanto a maneira como o restante do país se acostumou a comer o fruto do açaizeiro: foi congelado e acrescido de xarope de guaraná (praticamente açúcar puro) que ele se espalhou pelas lanchonetes e casas de suco naturais Brasil afora. E vale lembrar que o açaí ganhou ainda a companhia da banana, mel, granola, paçoca, chocolate, e até do leite condensado.
Ainda que a banana, a granola e o mel sejam alimentos saudáveis, eles acabam aumentando as calorias do açaí, que por sinal são praticamente as mesmas da banana nanica. Ou seja, de fruto saudável e energético, o açaí pode se transformar em uma bomba calórica que tem o poder acabar com qualquer dieta dependendo do acompanhamento e da quantidade que você escolher.
A boa notícia é que é possível comer açaí sem engordar, e o fruto pode inclusive ajudar a emagrecer se for consumido sem açúcar e sem os tais acompanhamentos. Veja as calorias do açaí de acordo com os tipos mais consumidos e dicas para saborear uma deliciosa tigela da fruta sem remorso.
Açaí engorda?
O fruto de açaí antes de ser processado contém cerca de 65 calorias e menos de 2 gramas de carboidratos a cada 100g. Acontece que, quando chega para venda em outras regiões, o açaí já foi transformado em polpa e acrescido de xarope de guaraná e muitas vezes banana. De 65 kcal, as calorias do açaí saltam então para 160 kcal a cada 100 g. Os carboidratos por sua vez chegam a 22g (a cada 100g) graças ao xarope de guaraná ou mesmo o xarope de milho utilizado para adoçar a polpa.
Ou seja, na sua forma natural, como é tradicionalmente consumida na região norte, o açaí não engorda, já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já o açaí batido na tigela (mesmo sem granola, leite condensado ou mel) deve ser consumido com moderação se no rótulo do produto estiverem listados ingredientes como açúcar, xarope de milho ou xarope de guaraná.
Açaí tem muita gordura?
Apesar do açaí apresentar um alto teor de gordura, elas são em grande parte monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), os mesmo tipos que estão presentes no abacate e que contribuem para a saúde do coração. Além de auxiliarem na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), as gorduras do açaí também ajudam a aumentar os níveis do HDL, o bom colesterol. O resultado é que o açaí contribui para prevenir doenças cardíacas como arteriosclerose (obstrução das artérias) e o infarto.
Benefícios do Açaí
A polpa de açaí possui uma boa quantidade de proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, magnésio e as vitaminas C, B1 e B2.
O fruto ainda é rico em antocianinas, pigmentos que conferem ao açaí sua cor arroxeada característica e que possuem uma grande capacidade antioxidante. Estudos sugerem que esses pigmentos flavonoides atuam no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de diversos tipos de câncer.
Outros benefícios do açaí:
15 Benefícios do Açaí – Para Que Serve e Propriedades
Auxilia na perda de peso: é rico em fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, contribuindo para eliminar toxinas com potencial inflamatório.
Atua como um anti-inflamatório natural: propriedade interessante para quem precisa emagrecer, já que as inflamações estão diretamente associadas ao ganho de peso.
Previne câimbras: o açaí é uma excelente fonte de potássio.
Fonte de energia: Ok, o açaí pode até não ser um alimento exatamente light, mas é ao mesmo tempo uma excelente fonte de energia e um alimento quase medicinal graças ao seu alto teor de antioxidantes. E ainda por cima não contém glúten.
Calorias do Açaí
Além da polpa pura, o açaí também pode ser batido com xarope de guaraná, morango, banana, e ter como acompanhamento a aveia, a granola e o mel. Veja as calorias do açaí em cada um dos modos de consumo mais populares pelo país.
– Calorias dos acompanhamentos
Antes de conhecermos as calorias do açaí na tigela, saiba quais são as calorias dos principais ingredientes que costumam acompanhar a fruta (por colher de sopa):
- Granola: 60 kcal;
- Aveia: 70 kcal;
- Mel: 62 kcal;
- Leite em pó: 84 kcal;
- Calda de chocolate: 95 kcal;
- Leite condensado: 85 kcal;
- Confete: 62 kcal;
- Paçoca: 76 kcal;
- Castanha: 84 kcal;
- Banana (unidade): 100 kcal;
- Sucrilhos: 55 kcal (15 g);
- Uva passa: 54 kcal.
– Calorias da Polpa de Açaí Pura
Uma tigela pequena com 200 g de açaí sem açúcar e sem xarope de guaraná contém somente 130 calorias- ou o equivalente a 20 calorias por colher de sopa.
– Calorias do Açaí com Xarope de Guaraná
Altamente calórico, o xarope de guaraná contém 93 kcal em uma única colher. De 130 calorias por tigela, o açaí batido com o xarope passa para 320 kcal em uma porção de 200g. Ou 240 kcal em uma taça pequena de 150g.
– Calorias do Açaí com Banana
É dessa maneira que grande parte dos estabelecimentos comerciais costuma servir a porção de açaí: batido com xarope de guaraná e com banana por cima. Como uma banana de tamanho médio tem aproximadamente 100 calorias, a tigela pequena de 200 g de açaí passa para 420 calorias.
Já uma tigela grande de 300 g de açaí com xarope de guaraná e banana passa para 630 calorias – ou 820 kcal se você resolver acrescentar uma colher de aveia e duas colheres de granola.
– Calorias do Açaí com Morango
morango
O morango é uma fruta pouco calórica, com somente 37 kcal a cada 100 g, sendo um excelente acompanhamento light para a polpa de açaí. Uma tigela de 200 g de açaí com xarope de guaraná e morango contém 357 calorias. Se preferir acrescentar uma colher de mel à sobremesa, acrescente 62 calorias, o que dará um total de 419 kcal.
– Calorias do Suco de Açaí com Água
Se você utilizar a polpa pura, sem xarope de milho ou guaraná, um copo de suco cremoso de 300 ml feito com uma polpa de 200 g terá 130 calorias. Caso a opção seja pela polpa previamente adoçada, o mesmo volume de suco passará a conter 320 calorias.
– Calorias do Suco de Açaí com Leite
O suco de açaí com leite e sem açúcar contém 251 kcal. Para quem prefere o suco com açúcar, as calorias para um copo de 300 ml passam para 385 kcal.
Dicas
Dependendo de onde você reside, será praticamente impossível ter acesso ao fruto do açaí em sua forma natural. A solução nesse caso é recorrer à polpa pura, que pode ser batida com água para formar um delicioso suco, ou então acrescida de morango – uma fruta pouco calórica e de baixo índice glicêmico.
Bater a polpa de açaí pura com um pouco de suco de uva deixa a mistura mais doce e você não terá a necessidade de usar açúcar ou os xaropes mais calóricos.
O açaí não precisa necessariamente ser batido com banana ou morango: manga, abacate, kiwi, mamão, maçã e até goiaba são ótimas alternativas nutritivas e muito saudáveis. E ainda por cima funcionam como um adoçante natural.
Além de cortar os acompanhamentos, o segredo para consumir açaí sem engordar está na quantidade: consumir 200 g de açaí por dia em substituição a outra refeição pode ser uma boa maneira de ter uma energia extra para atividades físicas mais intensas sem ter que abandonar a dieta. Não vale tomar uma tigela de 300 g de açaí com banana e granola e ainda chegar em casa e jantar ou almoçar normalmente.
A granola é um daqueles alimentos que podem sabotar a dieta sem você perceber: rica em açúcar, uma única colher do cereal equivale a uma maçã inteira – que por sua vez oferece maior poder de saciedade.
A água de coco também é um excelente adoçante natural para o açaí, e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. Apenas tome cuidado com a água de coco em caixinha, pois algumas marcas já vêm com açúcar.
Uma ótima opção para variar o shake pré-treino com whey é trocar a banana de todos os dias por um pouco de polpa de açaí.
Para quem acha o açaí puro muito “sem graça” mas não quer exagerar nas calorias, acrescentar um pouco de iogurte natural e uma colher de café de chia pode ser uma boa alternativa.
Pode parecer estranho na primeira vez, mas bater o açaí com beterraba cozida não somente aumenta o valor nutritivo da receita como também serve como um adoçante natural. Experimente bater algumas fatias da beterraba descascada e bem gelada com um pouco da polpa pura.
Se você gosta do seu açaí mais cremoso, experimente congelar a banana antes de batê-la no liquidificador, ou utilizar abacate e mamão, frutas mais consistentes (apenas tome cuidado com as quantidades, pois o abacate é mais calórico. Meio abacate pequeno está de bom tamanho).
Fonte : Mundo Boa Forma